Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

National Awareness Celiac Day

Passei por aqui apenas para dizer que ontem resisti bravamente a uma lasanha que parecia fantástica... Mas, acabei descobrindo que hoje nos EUA, está sendo celebrado o National Awareness Celiac Day.

O Dia Nacional da Atenção ao Celíaco (ou algo muito, muito parecido com isso) tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a Doença Celíaca, já que - entre outras cositas, estima-se que 97% dos portadores deixem de ser diagnosticados por falta de informação e de formação da classe médica, pois até hoje existem universidades de medicina que não incluem a Doença Celíaca na grade curricular. (Estamos falando de Estados Unidos da América, imaginem aqui no Brasil ou em outras regiões do mundo...).

Uma das possíveis causas para que a DC (Doença Celíaca) seja tão desconhecida, inclusive entre aqueles que deveriam diagnosticá-la, é que os maiores investidores em pesquisas na área da saúde são os laboratórios farmacêuticos e como a DC não é tratada com medicamentos, faltam recursos para financiar pesquisas e divulgação sobre ela. Lembremos que é através dos próprios laboratórios que os médicos costumam se atualizar sobre o que há de novo na área da saúde.

Aqui no Brasil o Dia Internacional do Celíaco é "comemorado" em 15 de Maio.

De qualquer forma um Feliz Dia da Atenção ao Celíaco para você!

Nenhum comentário: