Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Não Contém Glúten

Essa é a frase que deveria guiar meu consumo, mas confesso que não é sempre que resisto à tentação... O que tem de errado comigo se todos os celíacos aceitam a nova dieta numa boa? Pelo menos é isso o que vejo na mídia: pessoas bem resolvidas e que adoram pão sem gluten... (Eu ainda não encontrei uma receita que me agrade.).

Mas vamos começar do inicio: você sabe o que é glúten? Glúten é uma substância contida nos seguintes cereais: TRIGO, AVEIA, CENTEIO, MALTE e CEVADA.

E Doença Celíaca, você sabe o que é isso? O celíaco é aquele individuo cujo organismo não produz uma enzima que absorve o glúten e quando ingerido provoca uma série de reações graves. Ou seja, nada de massas, pães, bolos, tortas, bolachas, pizza, mingau, cerveja, uísque... Ainda bem que pode café, leite, queijos, arroz, feijão, carne e batata frita... Risos...

Explicação muito, muito simples e nada científica... Termos específicos e definições virão em outros posts, o de hoje é só para iniciar o diálogo, ok.

Por hoje é só..

Ah, para o jantar torta de arroz que a minha mãe inventou!

Nenhum comentário: