Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Clareza na informação!

Hoje quero parabenizar o SESC de São José dos Campos por colocar ao lado de cada alimento à venda em sua lanchonete, uma plaquinha que, além de descrever os ingredientes, avisa ao consumidor se CONTÉM ou NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Descobri isso ao comprar bolinho caipira, um quitute junino, típico do Vale do Paraíba. Uma gostosura feita de farinha de milho (para meu deleite)! E que nem todo celíaco da região sabe que esse bolinho, nós podemos comer sem culpa. Por isso, achei bacana a iniciativa do SESC.

Esta é uma das dificuldades que encontro ao comer em restaurantes. Outro dia eu descobri que estava comendo grãos de trigo na salada, sem saber que eram de trigo, pois não havia nada informando e eu distraída não notei o que realmente eram. Outra "pegadinha" clássica é a lasanha de berinjela, que em alguns estabelecimentos são empanadas com farinha de trigo.

Apesar de saber que cada um é responsável por si e por sua saúde, às vezes é desagradável ficar perguntando do que cada prato é feito. Os funcionários não são treinados para tanto. Ainda não me acostumei com isso!

Seria muito mais educado, por parte do estabelecimento comercial, que informasse com clareza o tal CONTÉM ou NÃO CONTÉM GLÚTEN e se CONTÉM ou NÃO CONTÉM LACTOSE, outro problema alimentar seríssimo.

A cada dia que passa percebo a necessidade de trazer à tona a questão da Doença Celíaca no ambiente que me cerca.

Hoje à noite tem Arraiá e, ainda bem, que por aqui existem os tais bolinhos caipira...

A receita você encontra
aqui!

RECEITA: BOLINHO CAIPIRA



INGREDIENTES
Massa


• 1/2 kg de farinha de milho amarela
• 1,5 litro de água
• 2 cubinhos de caldo de carne
• 4 colheres de sopa de óleo
• 2 colheres de sopa de farinha de mandioca
Recheio
• ½ kg de carne de músculo de boi moída
• Suco de limão usar três unidades
• Alho, sal, cheiro-verde, e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER
Misture a carne com o cheiro-verde, sal, alho, pimenta e o caldo do limão. Amasse bem e deixe descansar um pouco; Em uma vasilha, junte as farinhas, vá misturando-as e desmanchando todos os grumos; Adicione o óleo e reserve; Ferva a água com o cubinho de caldo de carne; Derrame a água fervida sobre a farinha aos poucos e misture bem, mexendo sempre até que a massa fique homogênea. O segredo é sovar bem para que ela não fique quebradiça; Com a mão, enrole os bolinhos e coloque um pouco da carne como recheio. A carne deve estar bem temperadinha e crua. Se refogar antes, o bolinho fica seco. Conforme for manipulando os bolinhos, umedeça sempre as mãos em um pouco de água com farinha de trigo; Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo bem quente e escorra em papel absorvente. Sirva quente, mas tome cuidado para não queimar a boca, pois o caldo de limão “ferve” dentro do bolinho.



FONTE: foto e receita: Campo News




segunda-feira, 21 de junho de 2010

Rocambole sem farinha!

Essa receita apresentada no Programa Mais Você, foi testada e aprovada!

É fácil de fazer e fica uma delícia, bem macio e saboroso!

No vídeo, Ana Maria Braga, dá algumas dicas sobre a Doença Celíaca...

O modo de preparo e a receita, você encontra no link http://migre.me/QUNZ

(Infelizmente, a Rede Globo não disponibiliza seus vídeos para serem postados em outras páginas... O link é para o Programa Mais Você.)

Hoje testarei uma receita de Bolo de Fubá... Torcer para ficar bom!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Kit de petiscos sem glúten


Bandeja de petiscos sem glúten para curtir a #Copa:

Sugestões para servir:

Batatinhas Assadas; Castanhas de Caju; Pistache;

Chips de Inhame e Mandioquinha; Amendoim e Biscoito de Polvilho...

Não esqueça da sobremesa: Brigadeiro!

Foto: Daniela Oliveira

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Não Contém Glúten

Essa é a frase que deveria guiar meu consumo, mas confesso que não é sempre que resisto à tentação... O que tem de errado comigo se todos os celíacos aceitam a nova dieta numa boa? Pelo menos é isso o que vejo na mídia: pessoas bem resolvidas e que adoram pão sem gluten... (Eu ainda não encontrei uma receita que me agrade.).

Mas vamos começar do inicio: você sabe o que é glúten? Glúten é uma substância contida nos seguintes cereais: TRIGO, AVEIA, CENTEIO, MALTE e CEVADA.

E Doença Celíaca, você sabe o que é isso? O celíaco é aquele individuo cujo organismo não produz uma enzima que absorve o glúten e quando ingerido provoca uma série de reações graves. Ou seja, nada de massas, pães, bolos, tortas, bolachas, pizza, mingau, cerveja, uísque... Ainda bem que pode café, leite, queijos, arroz, feijão, carne e batata frita... Risos...

Explicação muito, muito simples e nada científica... Termos específicos e definições virão em outros posts, o de hoje é só para iniciar o diálogo, ok.

Por hoje é só..

Ah, para o jantar torta de arroz que a minha mãe inventou!